Importante via, Rua José da Silva Ribeiro, parece abandonada

Na contramão da lógica, a subprefeitura de Campo Limpo simplesmente parece ignorar a importância da Rua José da Silva Ribeiro (foto maior), no Morumbi.
É ela quem faz a ligação entre a Rua Dr Luiz Migliano e Av. Dr Guilherme D. Villares com a Rua Nelson Gama de Oliveira – e, consequentemente, Av. Giovanni Gronchi.
Vale lembrar que a via é de extrema importância, pois desafoga o trânsito da Guilherme Dumont Villares, entre a Giovanni Gronchi e Rua Dr. Luiz Migliano.
Mas, permanece como se fosse uma ‘viela’. Abandonada, com asfalto em péssima condição, valetas absurdamente fora dos padrões e, sequer tem postes para iluminação. À noite, é perigoso transitar por ela. Escuridão total.
Como se não bastasse sua importância como via de escoamento do trânsito, em alguns meses estarão prontos os empreendimentos Cores e Mais Morumbi, que juntos ultrapassam mil unidades (o que, em tese, representam 1.500 novos veículos a mais circulando por ela, todos os dias). Se o nosso olhar for mais a longo prazo, em menos de 3 anos, quinze novos condomínios serão entregues na região.
E os problemas não param por aí. Depois do encontro com a Rua Nelson Gama de Oliveira, canaliza o fluxo para uma rotatória arcaica e mal sinalizada, na esquina com a Rua Aureliano Guimarães (foto menor). Nos horários de pico, é praticamente impossível circular pelo local, tamanha desorganização no trânsito.
Este ponto de estagnação reflete em toda a Rua Alexandre Benois (muito utilizada para quem acessa a Av. Giovanni Gronchi), literalmente travando todo o trânsito na região.

Outro ponto problemático é que a Rua Nelson Gama passa a ter mão única entre a Rua Aureliano Guimarães, afunilando para esta rotatória o fluxo que vem da Giovanni Gronchi. Aliás, o fato da Rua Nelson Gama ter as mãos únicas – e invertidas -, entre a Aureliano Guimarães e a Rua Itacaiúna, é outro ponto a ser modificado. Por que a inversão em mão única nestas duas quadras? Provavelmente, por causa dos acessos ao Shopping Jardim Sul.
É importante ponderar que o trânsito hoje, naquela região, não é o mesmo de anos atrás, quando estas vias foram planejadas. Não se pode admitir penalidades ao trânsito já caótico do Morumbi em favor de quem quer que seja. Toda a região merece repassar por um estudo e adequar-se à realidade atual.
Não justifica jogar todo o trânsito da Nelson Gama (dos veículos que vêm da Ramón Urtiza) para a lateral do Shopping Jardim Sul. O correto seria que continuasse em mão dupla até a José da Silva Ribeiro. E, no local da rotatória confusa da Aureliano Guimarães, instalar semáforos inteligentes.
O trânsito não tem solução. Mas, pode sim, ser melhorado. Basta vontade. Matéria publicada na edição 81 do jornal Planeta Morumbi.

Anúncios

Um pensamento sobre “Importante via, Rua José da Silva Ribeiro, parece abandonada

  1. Eduardo Massari disse:

    Devemos elaborar um abaixo assinado e enviar aos orgãos competentes, pois a Rua Nelson Gama de Oliveira ser mão única no trecho citado, beneficia única e exclusivamente o Shopping Jardim Sul!

    Att.

    Massari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s