Balanço: operação com 100 PMs e helicóptero no Morumbi prende 5 em 3 dias

Há três dias a Polícia Militar de São Paulo realiza nas ruas do Morumbi, a Operação Colina Verde. Contando com mais de cem homens e um helicóptero, a ação resultou, até as 15h desta sexta-feira (26), em cinco prisões, de acordo com balanço da corporação. Quando teve início, o coronel Theseo Toledo disse que a ação “não tinha data para acabar”.

Nesses três dias, foram feitos dois flagrantes de porte de entorpecente, um de roubo, um de tentativa de roubo e um de estelionato. Para o capitão Claudisdel Gaivota Santos, que participa da Operação Colina Verde, o resultado é positivo. “O objetivo é ostensividade, patrulhamento, não deixar que os crimes aconteçam”, disse ao G1.

Crimes em baixa
Apesar das queixas dos moradores do Morumbi, que o site G1 ouviu por dois dias, os índices de criminalidade divulgados pela Secretaria de Segurança Pública nesta quinta-feira (25) mostram queda nos delitos cometidos no bairro.

Segundo a SSP, o número de roubos registrados no 34º Distrito Policial, que atende a área, caiu de 201 em junho para 160 em julho. No mesmo período, os furtos caíram de 228 para 207. Furtos de veículos caíram de 46 para 39.

Os crimes que aumentaram tiveram apenas uma ocorrência a mais em julho, na comparação com junho. São eles: roubo de veículo (39 em junho, contra 40 em julho), tentativa de homicídio (um registro em julho, e nenhum no mês anterior) e um estupro, contra nenhum em junho.

SOS Morumbi
Ainda assim, os residentes do bairro acreditam que a criminalidade está aumentando e planejam para o próximo domingo (28) uma manifestação nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista. Moradores sairão em caminhada a partir da Praça Vinicius de Moraes, às 10h30, para pedir mais segurança e mais policiamento, sob o slogan “Chega de Violência”.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Balanço: operação com 100 PMs e helicóptero no Morumbi prende 5 em 3 dias

  1. Raul disse:

    Estas estatistica que mostram crimes em baixa são confiáveis, né? São da própria PM! PIADA! Quem não sabe que a grande maioria dos que são assaltados e roubados nem se dá ao trabalho de prestar queixa por não acreditar nesta polícia que temos nesta cidade? Sabemos que prestar queixa é uma perda de tempo, pois eles sequer se mexem para ir atrás dos bandidos dentro da favela, eu mesmo já vi isso, uma senhora teve sua bolsa tomada em frente às lojas Americanas, e os PMs ficaram lá, conversando numa boa, em vez de entrarem na favela procurando os bandidos. Talvez eles ficaram em duvida se os assaltantes foram para a favela ou se foram para seus apartamentos na Giovanni Gronchi! Outra oportunidade foi um rapaz que estava sendo assaltado numa escadaria que dá acesso à favela, alguem informou do que estava acontecendo aos PMs que ficam num posto BR na mesma quadra, e os PMs continuaram onde estavam, sequer foram ao local, se fossem, poderiam ter impedindo o assalto que estava acontecendo naquele momento. Eu vi! E para piorar, nem um posto policial tem dentro da favela, se os bandidos correm pra lá, estão livres, póis não tem PM lá dentro para recebe-los, e sabem que os PMs não entram lá, por medo!!! Só entram uma vez ou outra numa mega operação que ocorre 1 vez a cada 10 anos e mesmo assim, só quando a mídia cai em cima!

  2. Raul disse:

    Achei este artigo bastante interessante, trata de uma teoria chamada “Janela quebrada” e da operação Tolerancia Zero. A Nova Iorque de Rudolph Giulianni pode nos ajudar a entender o porque estamos nesta situação e como sair desta situação.

    Vale a pena ler, e quem sabe dar um destaque :
    http://jus.uol.com.br/revista/texto/3730/janelas-quebradas-tolerancia-zero-e-criminalidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s