Área nobre do Morumbi não tem rede coletora e joga esgoto em rio

O Rio Pinheiros, em São Paulo, está recebendo esgoto sem tratamento de uma região nobre da capital. Casas, condomínios de luxo e prédios comerciais dependem da construção de uma rede coletora da Sabesp para levar o esgoto até a estação de tratamento, mas as obras só devem começar no mês que vem. A Sabesp diz que ainda não começou o serviço no local porque não era prioridade.

Planejado na década de 1980, o condomínio Panamby, na Zona Sul, tem prédios luxuosos, praça, lago com carpas, mas não tem esgoto tratado.

O sistema de saneamento funciona da seguinte forma: a água usada no banheiro ou na cozinha de casas, comércios ou indústrias vai para a rede coletora que é conectada aos coletores-tronco. Estes levam a sujeira de diversas redes para o interceptor, que é o último caminho até uma estação de tratamento.

Toda área ao longo de 7 km da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, ainda não tem rede coletora de esgoto. A Sabesp diz que vai começar as obras em junho, e que elas devem durar – no mínimo – 18 meses.

“Não é uma questão se uma área nobre está conectada ou não. Em Paraisópolis, por exemplo, tem parte do esgoto sendo levada para tratamento”, afirma Carlos Eduardo Carrela, superintendente de gestão de projetos especiais da Sabesp.

A obra da Sabesp para coletar o esgoto de bairros como Panamby e Real Parque vai custar R$ 29 milhões. A companhia vai fazer um túnel por baixo do Rio Pinheiros para levar o esgoto até a tubulação que fica do outro lado da Marginal Pinheiros. Fonte G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s