Quadrilhas fazem arrastões em bares de São Paulo e preferem os bairros nobres

João Carlos não acreditou que escaparia da morte. À frente do China In Box – unidade Portal do Morumbi -, viu seu restaurante ser invadido por quatro ladrões, em 17 de fevereiro. O grupo levou não só o dinheiro do caixa como promoveu um arrastão entre os clientes. “Os assaltantes tinham revólveres e até facas”, lembra. O estabelecimento dele integra uma lista de 14 assaltados dessa forma neste ano. O número pode ser ainda maior, pois algumas vítimas não registram a ocorrência.

A maioria dos arrastões e roubos ocorre em regiões nobres da cidade, como os bairros de Vila Olímpia, Morumbi e Campo Belo, todos na zona sul, e envolve quadrilhas distintas. O sindicato do setor explica que, em 2009, os ataques eram diferentes. Isso porque as quadrilhas buscavam o dinheiro do caixa, e em horários em que não havia mais clientes, como de madrugada e por volta de meia-noite. De dezembro para cá, criminosos têm preferido atacar quando a casa está cheia de clientes, pois conseguem levar celulares, joias e carteiras.

Edson Pinto, diretor de Relações Governamentais e Institucionais do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SinHoRes-SP), diz que, no fim do ano passado, a presidência da entidade chegou até a comentar o problema com o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto. No encontro, que fora organizado para discutir o tema Copa do Mundo, o foco acabou desviado para os roubos nos estabelecimentos. Procurada pelo jornal O Estado de São Paulo, a Secretaria da Segurança Pública informou desconhecer o encontro. Leia mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s