Jornal Planeta Morumbi entrevista a criadora da vaquinha Cow Parade do Morumbi

A simpática vaquinha do projeto Cow Parade, destinada ao Morumbi, é assinada pela artista plástica Luciana Mariano. Paulistana, 38 anos, tem em sua famíilia várias gerações de artistas auto-didatas (avó, mãe, tios, primos).
Fala quatro idiomas, já morou em vários países e ama viajar. Formada em marketing pela Universidade Mackenzie, não conseguiu se “adaptar” ao mundo corporativo e, há dois anos, resolver assumir definitivamente sua veia artística e se dedicar a produção de arte Naif.
Luciana já expôs no Brasil e no exterior e tem como marchand o conceituado especialista em arte Naif, Jacques Ardies.
Curioso com o grande sucesso que a simpática vaquinha cor-de-rosa vem fazendo na Rua Mal. Hastimphilo de Moura (em frente à entrada principal do Condomínio Portal do Morumbi), o jornal Planeta Morumbi foi conhecer Luciana e sua arte.
Jornal Planeta Morumbi:. Por que sua vaquinha veio para o Morumbi?
Luciana: A “Cow-dê Você” é uma representante do estilo Naif, também conhecida como arte primitivista ou ingênua. Seu público, além do prazer pelas cores, é sensível e consegue enxergar além da sua aparente simplicidade. É um publico muito seleto e acho que tem tudo a ver com os moradores do Morumbi. Como artista, não fui envolvida na escolha do local de exposição, mas acredito que a organização da CowParade busca sintonizar a obra e o público. A obra tem um tema familiar, aconchegante e o Morumbi tem estas mesmas características. Como moro próxima do Morumbi (Granja Viana), fiquei super feliz quando soube que ela viria para cá (e meus amigos também!)
JPM – Quais critérios você utilizou para o tema da vaquinha e o que significa ‘cow-de Você’?
Luciana: “Cow-dê Você” é uma brincadeira com o som da palavra Cow (vaca em inglês) para formar a palavra “Cadê”. Sugere procurar, achar. Na pintura, a mãe está entrando pela porta enquanto as crianças se escondem. Daí o título é como se fosse a mãe procurando pelos filhos… ou o expectador procurando pelos detalhes da pintura. O tema aborda a família, o lar, os relacionamentos próximos, o aconchego, a infância. Como a arte naif, é simples e busca encantar pela intimidade da cena. Todos fomos crianças e as memórias familiares, das brincadeiras e objetos, busca envolver o expectador, que ao se identificar, é convidado a brincar de “achar” junto com os personagens.
JPM – Como foi o convite para participar do projeto?
Luciana: Tenho obras no acervo permanente da Galeria Jacques Ardies (Rua Morgado de Mateus, 579 – Vila Mariana). Uma das organizadoras da Cow Parade conhece o marchand Jacques Ardies e pediu que este indicasse alguns artistas deste estilo para participarem desta edição da Cow Parade, em São Paulo. Tive a sorte e o prazer de ser convidada e amei a experiência. Tive a vaquinha hospedada em minha casa por um mês para a realização da obra. Ela ocupava uma sala inteira, já que a escultura é em tamanho natural! Como legítima paulistana, não tinha muita noção do tamanho de um bicho assim… (risos). No mês em que ela passou em casa, meus amigos iam lá só para vê-la e fotografá-la, foi muito divertido recebê-la e pintá-la e agora espero que os moradores do Morumbi visitem, gostem, cuidem bem dela, chamem os amigos e aproveitem a nova hóspede do bairro.
Sobre o Cow Parade:
Cow Parade é um dos maiores e mais bem-sucedidos eventos contemporâneos de arte de rua do mundo. Com mais de cinco anos de existência, esse projeto já percorreu mais de 28 cidades ao redor do mundo, incluindo Chicago, Nova York, Londres, Las Vegas, Bruxelas e Praga.
Há algo de mágico sobre a vaca. Ela representa coisas diferentes para pessoas diferentes ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho.
Servindo como uma tela de arte, não existe nenhum outro animal ou objeto que forneça a forma, flexibilidade e amplitude de uma vaca.
Ao final, são leiloadas e a renda é revertida para entidades beneficentes. Os leilões da Cow Parade são realizados como leilões de arte tradicional, com o lances ao vivo. Em São Paulo, cerca de 90 vaquinhas participam da edição 2010.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s