Polícia investiga “gatos” e crime como causas de fogo em Paraisópolis

fogoparaisopolis

A Polícia Civil do 89° Distrito Policial (Portal do Morumbi) investigará o incêndio que destruiu ao menos 30 barracos em Paraisópolis, no Morumbi, nesta segunda-feira. Segundo o delegado Celso Lahoz Garcia, a perícia deve apontar indícios que determinem as causas do princípio do fogo. “O trabalho do Instituto de Criminalística e os depoimentos de moradores devem fornecer elementos para chegarmos aos responsáveis”, disse ao Terra.

Em meio à fumaça que ainda subia das ruelas da favela, por volta das 10h, as ligações elétricas clandestinas, os chamados “gatos”, eram cortados por técnicos da companhia de energia de São Paulo (Eletropaulo). A intenção era evitar novos curtos durante o trabalho de rescaldo. Bombeiros que faziam o esforço de resfriar os escombros para evitar o incêndio acreditavam que as ligações clandestinas poderiam ser a causa.

“O gato é uma das possibilidades, mas não descartamos um incêndio criminoso”, disse um capitão dos bombeiros que preferiu não se identificar. Segundo o oficial, o espaço em Paraisópolis é muito disputado pela localização e incêndios são uma forma de dar espaço para novos moradores. Alguns habitantes da favela, que preferiram também guardar anonimato, afirmaram que desde sábado focos de incêndio são contidos.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) esteve presente no local. Ele disse que o objetivo é acomodar ainda hoje as vítimas em abrigos e fornecer agasalhos e alimentação. Segundo ele, o ponto da favela que se queimou ainda não foi beneficiado pelos trabalhos de urbanização da prefeitura. Até o final de sua gestão, em 2012, o prefeito afirmou esperar ter completado o trabalho de urbanização da favela. As informações e foto são do Terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s